Reiki é uma prática antiga do Japão. Esta palavra composta por duas palavras significa energia universal (rei) e energia vital (ki). A técnica ensinada por Mikao Usui busca canalizar e transmitir energia vital por meio da imposição das mãos, que funciona como uma terapia alternativa e complementar aos tratamentos médicos.
Isso é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1995, pois “não substitui a medicina convencional”, como afirma Marina Quevedo, Mestre Reiki Usui do Espaço Energia do Oriente.
As causas mais comuns pelas quais as pessoas praticam Reiki é devido ao “estresse e doença”, mas existem muitas outras funcionalidades, como autoconsciência, o alívio da dor crônica, a aceleração do processo de cicatrização de feridas e lesões ósseas, o reforço do sistema imunológico, reduzindo os sintomas de doenças como o câncer e buscando um equilíbrio emocional e espiritual.
Para começar a praticar, você não precisa de nenhuma experiência anterior, apenas ter um “coração aberto, para poder se reconectar com a capacidade de auto cura que existe em cada pessoa”, disse Marina Quevedo.
No processo, o facilitador ou Mestre impõe as mãos sobre o receptor para que a energia comece a fluir e “como resultado de sua própria introspecção e abertura para receber, o facilitador entrará em contato com sua própria sabedoria interior e as mudanças ocorrerão ”, afirmou Marina, acrescentando a importância da perseverança na prática para ver os resultados.
Embora sejam conhecidos os seus múltiplos benefícios em humanos, esta é uma prática que não é exclusiva das pessoas, mas também pode ser utilizada com animais, que “geralmente entram em profundo estado de relaxamento” e podem ser utilizados para um melhor comportamento, para ajudar eles se sentem melhor quando estão doentes e para acelerar o processo de cura.
Em média, a duração de cada sessão para uma pessoa é de uma hora e para um animal de 20 minutos, claro que pode variar um pouco conforme cada pessoa e caso.
É importante saber onde você vai praticar Reiki, pois sendo uma rotina milenar não existe uma entidade específica que o certifique, mas é um processo de tradição oral, em que os Mestres ensinam os interessados e eles são treinados e aprovado para lhes conceder o certificado.
Depois que uma pessoa aprende Reiki, ela pode praticá-lo em si mesma e nos outros.