A nova versão do The Look of The Year busca combater o etarismo na moda
Com pré-requisitos rígidos como limite máximo de idade, altura mínima de 1.75m, quadril de 90cm, dentre outros, ser selecionado para participação em concursos de beleza era tarefa bem difícil, pois limitavam a inscrição de pessoas que não se encaixavam nesse perfil.
Mas felizmente, este cenário tem ficado cada vez mais no passado, já que os concursos de beleza e o mercado da moda, passaram a se adequar aos diferentes perfis do consumidor, que precisa e quer se ver representado nas passarelas, editoriais e campanhas publicitárias.
Buscando talentos brasileiros para brilhar nas passarelas e campanhas de moda e beleza, a edição de 2024 do The Look of The Year inovou ao anunciar que não contará mais com limite de idade.
O concurso foca agora na busca de talentos que representem a beleza diversa, já que havia abolido medidas corporais como pré-requisitos e, a partir deste ano, deixará de estipular também idade limite, combatendo o etarismo na moda e democratizando oportunidades no mercado da beleza.
O The Look of The Year ficou mundialmente conhecido por revelar supermodelos como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Michelle Alves, Raica Oliveira, Ana Beatriz Barros e Carol Ribeiro.
Gisele Bündchen participando do The Look of the Year
Empresária de top models e diretora do concurso no Brasil, Liliana Gomes celebra a evolução:
Liliana Gomes por Nanda Tavares
“Desde os anos 90 trabalho como agente de modelos e me recordo que as mulheres naquela época tinham prazo de validade. Perto dos 30 anos, a carreira na moda acabava. Se você tivesse filhos ou se casasse, também acabava. O mercado via a modelo como uma pessoa que não deveria ter outros compromissos além da moda. Ser uma mulher independente nos anos 90 incluía abrir mão de espaços”, relembra Liliana.
O único pré-requisito do The Look of The Year é que os candidatos tenham ao menos 16 anos completos, idade-mínima estipulada pela legislação para início no mercado de modelos profissionais.
“Antes de ser agente, eu trabalhei como modelo. Me lembro que uma agente internacional me viu quando eu tinha 26 anos e ficou na dúvida se me levava para uma oportunidade em Milão porque achava que eu estava muito velha.
Então era assim, as meninas que depois dos 25 anos não haviam feito sucesso, estavam perdidas dentro do mercado. Era tudo muito engessado numa figura humana quase impossível de ser, sempre dentro de medidas, padrões e estéticas que traziam sofrimento e dificuldades.
Pensando nisso, formatamos o novo concurso sem ter uma idade limite, porque a gente está vivendo este processo, essa evolução que se vê hoje, de mulheres de todas as idades que trabalham, isso é algo incrível. Hoje, o mercado demanda talentos por sua personalidade e autenticidade, valorizando cada pessoa como única”, afirma.
Liliana Gomes tem em seu histórico uma legião de descobertas e lançamentos no primeiro escalão da moda. Foi ela quem, desde os anos 90, esteve à frente do The Look of The Year, até então realizado pela extinta agência Elite no Brasil, quando revelou nomes como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Michelle Alves, Raica Oliveira, Ana Beatriz Barros e Carol Ribeiro.
Liliana Gomes com Ana Beatriz Barros
Hoje, Liliana comanda sua própria agência, a JOY Management, em sociedade com o empresário Marcelo Fonseca. Com quinze anos de operação, a JOY figura entre as líderes do mercado e representa nomes como Lais Ribeiro, Erika Hilton e Rita Carreira.
“Isso tudo tem muito a ver com a evolução do mercado e da própria sociedade. As mulheres hoje, com 60 anos ou mais, estão no mercado de trabalho. Com 70 anos, seguem tendo suas carreiras. Não conseguem se ver representadas por meninas de 20. Precisam ter uma mulher mais adulta representando aquilo que elas são. Estamos vivendo uma época onde as pessoas vivem mais, não se colocam numa posição de dizer ‘não consumo mais, estou velha’. Estamos vivendo uma época onde a idade é um número mas dentro de cada uma permanece um ser humano com expectativas, desejos, que participa da sociedade, da moda, do consumo. Mulheres exercendo sua total liberdade e a moda antecipa e reflete os movimentos da sociedade”, reflete.
Reeditado e relançado sob a tutela da JOY Model desde 2013, o The Look of The Year atrai desde então mais de 20 mil inscrições por edição.
As inscrições são totalmente gratuitas, acabam de ser iniciadas e estarão abertas até 30 de Outubro, através do www.thelookoftheyear.com.br.
A final nacional do evento acontecerá em 5 de Dezembro, em São Paulo.