COTIDIANO

Mapa de estrelas

majur-mapa-de-estrelas-capa-768x768

Quem perde o telhado, ganha as estrelas. Pois esse texto começa em um dia que fiquei sem telefone. Foi um exercício fecundo de paciência. Tudo mesmo está ligado ao telefone hoje em dia. Somos cibernéticos. Ou homo-cibers?

 

Perder o telefone por um dia e ouvir músicas no computador foi a melhor alternativa criada. E aí que eu ouvi inúmeras vezes a música “Mapa de estrelas” da cantora Majur.

 

Além de Majur nos brindar com graves e agudos que não é para qualquer ser humano, a poesia da canção que diz: “O mundo precisa de amor”, grita como um hino nesse nosso Brasil, com ranking de ataques e mortes à transexuais. O que escancara tamanha ignorância e falta de amor ao próximo. E diz muito sobre precisarmos reverter esse sombrio e desumano fato com educação de qualidade e polidez.

 

Majur é uma cantora da nova MPB, e é transexual. Mas feche os olhos, faça um leve exercício. Se você ouvisse mapa de estrelas e não soubesse se é um homem ou mulher cantando? Nada mudaria. O que muda é quem está ouvindo e a forma como é seu entendimento humano ou estupidez.

 

Existe uma linha tênue entre opinião e preconceito. Opinar não mudará a existência do outro. Disseminar o preconceito agrava a violência e tenta diminuir a existência do outro. Mas que fique claro: Nesse mundo ninguém é melhor que ninguém e graças à denúncias e novas leis, muitos dos covardes já estão na cadeia.

 

O preconceito é uma sombra que ataca aquele que está amostra. Não interessa de forma alguma se somos A, B ou C.  Interessa o que então? Como reagimos a tudo isso? E por que nos incomodaríamos com como as pessoas decidem ser? Por que você é a opinião que importa? Não se julgue certo a tal ponto!

 

Ninguém pode dizer o que você deve ser. É uma vida só sua. E com consequências para você. E o que importa é buscar ser feliz. No final do mês aquela pessoa chata que acha que Majur ou qualquer outra pessoa deve ser ou não se, se está certa ou errada não pagará seus boletos e eles sempre vencem.

 

 Quando você sabe quem é, ai o resto das opiniões são demasiada pequenas. Não duvide de si. E voe em direção as estrelas.

 

Mas Majur poetizou já pelo título. Mapa de estrelas. Pois precisamos de direção. Olhar se o que estamos fazendo está nos levando ou nos tirando da direção dos sonhos. Encontrar o caminho é o primeiro passo. Onde você imagina chegar nessa direção?

 

Qualquer que seja a estrela que você busca, sugiro: Ouça Majur. Ouça também a música Náufrago da mesma cantora.

A voz dela é inspiradora, de qualidade e merece bem mais que cinco estrelas!

© 2020 | Essencialle – Design: Agência Project