Debbie Harry, maquiagem e foto por Miss Guy
Debbie Harry, de 75 anos, é uma lenda viva do punk, cantora e compositora dos Estados Unidos, e frontwoman da banda Blondie, de punk e new wave. Após o sucesso da banda, Debbie seguiu em carreira solo, gravando cinco álbuns, atuando em mais de sessenta filmes e programas de TV, além de ser modelo fotográfica, já que é baixinha.
Antes do estrelato, mudou-se para Nova York, onde no final dos anos 60 trabalhou de secretária na BBC Rádio por um ano, mais tarde de garçonete no Max’s Kansas City, dançarina em uma discoteca de Union City e também coelhinha da Playboy.
Bruna Calcanhotto Galvão (eu), “Virtual Portrait” por Miss Guy
Há um tempo, conheci pela plataforma do Instagram, o vocalista Miss Guy da banda de Rock Toilet Böys, compositor e DJ americano de 48 anos, além de ser amigo e maquiador de Debbie Harry, e estreitando uma amizade virtual e distante. Em 2020 convidou-me para seu projeto chamado “Virtual Portrait”, onde por chamada de vídeo do WhatsApp fotografou-me para seu Instagram, e conversamos brevemente com os assuntos banais da rotina na pandemia. Um tempo depois surgiu a oportunidade de convidar para uma entrevista, onde topou na hora, já que disse que sou fã da Debbie Harry, e admirava a amizade que via entre ambos.
Contou que conheceu Debbie Harry no final dos anos 80, em uma festa do designer de moda e artista conhecido como pioneiro da mistura dos anos 80 de como dizem “sofisticação da parte alta da cidade em roupas com uma sensibilidade punk e pop do centro da cidade”, o Stephen Sprouse. Debbie chegou em Miss Guy elogiando a jaqueta do KISS que ele estava vestindo.
Miss Guy e Debbie Harry por Miss Guy
Quando se conheceram, a banda Toilet Böys não existia ainda, porém, após a banda existir, Debbie Harry e Chris Stein (guitarrista da banda Blondie) gostaram do som deles e perguntaram se gostariam de abrir os dois shows que fariam em Nova York, Miss Guy disse o quanto ficou emocionado com esse convite e pelo reconhecimento.
E afirmou que a amiga Debbie Harry tem o melhor rosto para se maquiar, e que a maquiou inúmeras vezes ao longo dos anos, e a primeira vez fazendo isso foi em 1990 ou 1991, não soube especificar quando.
Miss Guy e Debbie Harry por Miss Guy
Em 2018 a banda Blondie veio tocar em São Paulo, primeira vez com a banda no Brasil, no Popload Festival, mas Debbie em carreira solo já havia pisado em solo brasileiro diversas vezes, perguntei se ela comentou algo da vinda aqui para ele, mas Miss Guy não lembrava, até perguntou-me se a banda tinha vindo há uns anos.
Miss Guy, por Miss Guy
Em um momento de fã para fã, perguntei se Miss Guy antes da amizade, já era um fã de Debbie Harry, e afirmou que sim, desde o final dos anos 70, e que ama as músicas da carreira solo de Debbie.
Sempre costumo perguntar em minhas entrevistas um momento engraçado vivenciado, então perguntei se já teve algum entre Miss Guy e Debbie Harry, logo contou o momento em que ambos haviam ido ao cinema juntos, “Fomos ao cinema uma vez, há muitos anos e era um teatro grande e lotado. A música tocava enquanto íamos para nossos lugares e as pessoas começaram a notá-la. Blondie — Heart of Glass
Então, quando estávamos entrando em nossa fileira para sentar-se, o clip de “Heart of Glass” apareceu e Debbie ergueu os braços e começou a dançar e todo o teatro aplaudiu. Foi fofo e mostra o grande senso de humor que ela tem”.
Debbie Harry, por Miss Guy
Miss Guy e Debbie Harry tem duas ou três músicas juntos (não especificou), e a última gravada se chama “Rave”, e está no último lançamento da banda Blondie. Elogiei o quanto ele é sortudo por ser amigo da Debbie, e perguntei a sua expectativa para o futuro nessa amizade que muitos sonham em ter, “Eu não tenho nenhuma expectativa. Somos amigos há muito tempo e eu a estimo. Ela é uma amiga maravilhosa!” disse ele.
Ao finalizar, Miss Guy falou que o recado que deixa para todos os fãs de Debbie Harry é simplesmente “Vocês tem bom gosto!”