COTIDIANO

Qual luta vale a pena?

116096421_3691127527582652_6051391570210629779_n

Todos nós temos lutas e são diárias. Às vezes, não percebemos mas todos estamos lutando. Alguns parecem lutar mais e outros parecem lutar menos. Mas nem sempre isso é quantitativo.

Algumas dores são mais profundas. Lutamos para não ter dor. Ou amenizá-la.
Nem sempre lutar é necessário ou vale a pena o desgaste físico, mental e emocional.
Quais as lutas que valem a pena então? Qual a luta que vale a coragem? A força? A vontade? O esforço?

Viver é uma delas!
O que faríamos para viver mais uns dias, quando, em um fatídico resultado médico, fosse dado para cada um de nós tempo de vida diário? Que faria você lutar? O que você faria que ainda não fez? Por quem você lutará?

E pensando nisso refletimos, que nem sempre os sonhos são tão importantes quanto a busca por realizá – los. O que falta para você ou para mim? Qual a experiência ou oportunidade que seria imprescindível para que seus sonhos fossem realidade?

Lutar por sonhos vale a pena.
Alguns lutam contra o sistema, contra política, por direitos, contra a velhice, em benefício dos pobres, dos animais, da natureza, contra corrupção, outros contra depressão, contra doenças terminais, crônicas, contra si mesmos.

Qualquer luta é digna. E devemos esperar a perda de algumas. Derrepente a vida vem e muda tudo. Por um momento, lutar fica mais fácil, em outros, mais difícil. Mudam as lutas. As coisas são efêmeras. Mudam os cenários, os desafios e as pessoas.

Quando nosso estado do Rio Grande do Sul iria imaginar perder tantas vidas em um desastre ambiental como nas enchentes desse ano? E quantos sonhos ficaram para trás? E quantos novos nasceram? Mas luta-se. E o tempo passa e ajeita as coisas aos poucos.

Milton Nascimento em uma das suas composições diz: “Sonhos não envelhecem”, muitos de nós desistimos de coisas boas por causa do tempo. “Estou velho demais para isso agora!”

Perceba o tempo como um aliado, que quanto mais passa, mais agilidade ele te dá. Não é qualquer luta que é edificante. Nem qualquer trilha sonora que faz bem e tranquiliza uma luta. Mas é bom ouvir uma boa música para acompanhar a vida, animar o dia. Lute por você. Por aquilo que acredita. Ouça o Milton, ouvir ele vale a pena, assim como lutar!

Cassiano Pellenz

© 2020 | Essencialle – Design: Agência Project