A gastronomia gaúcha ganhou mais um importante capítulo na valorização de sua identidade cultural.
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) promoveu, em Porto Alegre, o evento que marcou o encerramento da primeira fase do projeto Mesa Gaúcha, iniciativa que, ao longo de quatro meses, percorreu 18 municípios do Estado em uma jornada dedicada ao resgate, à pesquisa e à valorização da culinária regional.
Realizada no acolhedor Lola Bar de Tapas, na Casa de Cultura Mario Quintana, a cerimônia reuniu autoridades, profissionais da gastronomia, representantes do turismo, imprensa e convidados especiais para celebrar os resultados de um projeto que une tradição, pesquisa e desenvolvimento econômico por meio da cultura alimentar.
Mais do que registrar receitas, o Mesa Gaúcha teve como missão mapear ingredientes típicos, histórias, saberes e modos de fazer que ajudam a construir a identidade de cada região visitada.
O trabalho fortalece a conexão entre produtores, cozinheiros, empreendedores e destinos turísticos, consolidando a gastronomia como um dos grandes diferenciais do Rio Grande do Sul.

Durante o evento, a Setur apresentou oficialmente dois importantes produtos desenvolvidos a partir da pesquisa de campo: o Guia de Receitas Regionais, reunindo preparações que representam diferentes territórios gaúchos e o Diretório de Restaurantes das Regiões Pesquisadas, publicação que destaca estabelecimentos comprometidos com a valorização da culinária local e que passa a servir como referência para visitantes e operadores do turismo.
Segundo o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, a iniciativa reafirma a força da gastronomia como elemento estratégico para o desenvolvimento do turismo.
Ao promover os sabores característicos de cada região, o projeto estimula a economia local, fortalece a cadeia produtiva e amplia a atratividade dos destinos gaúchos para visitantes do Brasil e do exterior.

Idealizado por Diogo Carvalho e Lela Zaniol em parceria com a Setur, o Mesa Gaúcha vai além do universo gastronômico.
A iniciativa preserva o patrimônio imaterial do Estado, incentiva o consumo de produtos regionais e contribui para que receitas, ingredientes e tradições sejam reconhecidos como parte fundamental da experiência turística.
Com o encerramento desta primeira etapa, o projeto estabelece uma sólida base para novas ações voltadas à promoção da enogastronomia gaúcha, posicionando o Rio Grande do Sul como um destino onde cultura, hospitalidade e boa mesa caminham lado a lado.

Foto Capa – Internet
Fotos: Adê Valença